Ir para o conteúdo principal

Inventário de fauna e flora no Refúgio Biológico Bela Vista

Para compreender o papel do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) na manutenção das espécies e dos serviços ecossistêmicos nanesta área protegida da Mata Atlântica da região das áreas de proteção da Itaipu Binacional,ntica, o Núcleo de Inteligência Territorial da(NIT), fruto de convênio firmado entre a Itaipu Binacional (NIT.IB) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), têm atuado no levantamento de espécies dos diferentes grupos biológicos (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, aves,Hymenoptera mamíferos, borboletas e mariposas, abelhas, libélulas, (abelhas e plantas)vespas), Lepidoptera (borboletas), Odonata (libélulas) e composição florística) que apresentam importância ecológica para a manutençconservaçãoo.

da

A biodiversidadeequipe localtécnica formada por pesquisadores, bolsistas e dossupervisores serviçostem ecossistêmicos.

realizado

Atravésatividades de coletas em campo e revisões bibliográficas ecom coletas de campo, a equipe formada por professores, bolsistas e técnicos, tem elaborado listas deas espécies de flora, especificamente angiospermas (plantas com flor)fauna e flora) de faunaprovável (répteis e anfíbios)ocorrência na área do RBV.RBV, Estascom listasbase compilamem levantamentos prévios realizados no Refúgio Biológico, Parque Nacional do Iguaçu e região.

Listas com estas espécies podem compilar informações relevantes e resultamresultar naem otimizaçãouma domaior trabalhoefetividade da amostragem em campo e na posterior identificação das espécies. Além disto, estas listas poderão ser a base para guias das espécies emde laboratório.ocorrência na área do RBV, cumprindo ainda um papel relevante na divulgação da biodiversidade regional e das ações de conservação desenvolvidas pela Itaipu Binacional. 

EssasAs coletas para a validação da composição florística, realizadas nas parcelas permanentes instaladas na área do Refúgio Biológico, são derelevantes grandepara relevância,a poiscompreensão osdos processos ecossistêmicos dependem diretamente dos recursos oferecidos pelos produtores primários, ou seja, as plantasecológicos que compõem fitofisionomias diferentes nas áreas de Itaipu. Após a execução das listas, são geradosdesempenhados catálogosnas relações fauna e flora, e tem seu principal foco em preservar as partes vegetativas (folhas e ramos) e reprodutivas das plantas (flores e frutos).

image-1606504101318.pngimage-1606504104516.png

Catálogo com as espécies a terem a identificação validada nas parcelas permanentes, contendo os nomes científicos e comuns, fotos, características das plantas e diferencias, aspectos ecológicos e etno-ecológicos.

A

image-1606504101318.pngimage-1606504104516.png

 As coletas de plantas têm focado em obter as partes vegetativas (folhas e ramos) e reprodutivas das plantas (flores e frutos).equipe  Já a equipe de fauna fica à par das instalações de armadilhas no solo para coletas de anfíbios e répteis:

image-1606504148444.png image-1606504152019.png

Equipe do projeto de florística do RBV coletando em campo

image-1606504170270.png image-1606504175822.png

 

Salvator

Lagartomerianae (teiú) de fácil ocorrência na área de estudo e Equipeequipe do projeto de fauna do RBV instalando armadilhas no solo da floresta para coleta de espécies de anfíbios e Répteisrépteis.

 

Após obter todos os conjuntos de dados de flora e fauna, serão feitos estudos de ecologia de paisagens para encontrar relações espaciais que ajudem a entender de forma objetiva qual a função da Itaipu Binacional na conservação de comunidades e populações na escala regional. Para 2021 estão previstas realizações de coletas de mamíferos e aves, assim como libélulas e abelhas, com o objetivo de obter o conjunto de dados necessários para a realização destes estudos de ecologia da paisagem.