Ir para o conteúdo principal

Inventário de fauna e flora no Refúgio Biológico Bela Vista

Para compreender o papel do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) na manutenção das espécies e dos serviços ecossistêmicos nesta área protegida da Mata Atlântica, o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), fruto de convênio firmado entre a Itaipu Binacional (IB) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), têm atuado no levantamento de espécies dos diferentes grupos biológicos (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, Hymenoptera (abelhas e vespas), Lepidoptera (borboletas), Odonata (libélulas) e composição florística) que apresentam importância ecológica para a conservação.

A equipe técnica formada por pesquisadores, bolsistas e supervisores têm realizado atividades de coletas em campo e revisões bibliográficas sobre as espécies (fauna e flora) de provável ocorrência na área do RBV, com base em levantamentos prévios realizados no Refúgio Biológico, Parque Nacional do Iguaçu e região.

Listas como estas, podem compilar informações relevantes e resultar em uma maior efetividade da amostragem em campo e na posterior identificação das espécies. Além disto, estas listas poderão ser a base para guias de identificação da biodiversidade de ocorrência na região, cumprindo ainda um papel relevante na divulgação da fauna e flora regional e das ações de conservação desenvolvidas pela Itaipu Binacional. 

As coletas para a validação da composição florística, realizadas nas parcelas permanentes instaladas na área do Refúgio Biológico, são relevantes para a compreensão dos processos ecológicos que são desempenhados nas relações fauna e flora, e tem seu principal foco em preservar as partes vegetativas (folhas e ramos) e reprodutivas das plantas (flores e frutos).

image-1606504101318.png image-1606504104516.png

Catálogo com as espécies de possível ocorrência nas parcelas permanentes, contendo os nomes científicos e comuns, fotos, características das plantas e diferenciais, aspectos ecológicos e etno-ecológicos.

image-1606504148444.png image-1606504152019.png

Equipe realizando coleta no RBV

Para o inventário da herpetofauna, foram iniciadas as instalações de armadilhas tipo pitfall e transectos para coleta de anfíbios e répteis.

image-1606504170270.png image-1606504175822.png

Salvator merianae (teiú), espécie de ocorrência na área de estudo e equipe instalando armadilhas tipo pitfall nas áreas de floresta secundária e reflorestamento para coleta de espécies de anfíbios e répteis no RBV.

 

A partir dos dados coletados de flora e fauna, serão realizadas análises de ecologia da paisagem para avaliar as relações espaciais e ecológicas, contribuindo para a compreensão da importância das áreas protegidas da Itaipu Binacional na conservação de comunidades e populações na escala regional.

Para 2021 estão previstos os levantamentos de mamíferos e aves, assim como de insetos (borboletas, libélulas e abelhas), com o objetivo de obter o conjunto de dados necessários para a realização destes estudos de ecologia da paisagem.