Ir para o conteúdo principal

Estruturação e infraestrutura de base de dados para tomada de decisão

Conheça as estratégias de armazenamento e utilização de dados que a equipe especializada do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) desenvolveu para dar segurança na manipulação de dados e promover agilidade na tomada de decisão. 

A equipe técnica do NIT implantou uma plataforma de gestão de dados para o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) e, por meio desta, tem proporcionado condições mais claras e assertivas tanto para pesquisa quanto para a tomada de decisão, quando o assunto é gestão territorial sustentável.   

IMG_20230126_074833 (1).jpg

Considerando a quantidade de informações e dados que o Núcleo de Inteligência Territorial gera e utiliza, em diversos projetos, é fundamental que exista uma base de dados bem-organizada (estruturada), ou seja, um ambiente de armazenamento que permita interrelação entre dados, de forma eficaz. 

Na sua constituição, o NIT apresentava alguns desafios tecnológicos para iniciar suas atividades a partir de dados geoespaciais. Dentre eles, a gestão dos dados do projeto e a gestão de conhecimento. Ou seja, era necessário atender à gestão dos dados, que compreende armazenamento, permissões, formatos de entradas e saída (entre outras coisas), além de criação de mapas e dashboards. Para tanto, foi necessária uma busca por tecnologias que já estavam sendo utilizadas em projetos anteriores do PTI, e até mesmo em outras instituições governamentais ou não.  

Neste contexto, a equipe técnica optou pela utilização do Geonode, que é uma plataforma de software livre, open source (código fonte é aberto e que permite usos customizações irrestritos). 

O Geonode constitui-se de um conjunto de ferramentas que se comunicam para permitir a disponibilização dos dados. Além das operações relacionadas aos dados a ferramenta também disponibiliza controle de acesso por grupos, o que permite segmentar o acesso aos dados e às respectivas equipes de trabalho. 

 PERSPECTIVAS FUTURAS 

Como uma ferramenta open source, desenvolvida e mantida por uma comunidade, existe naturalmente um processo de revisões, implementação de novas funcionalidades e correções de bugs. A equipe especializada planeja que, nos próximos meses, seja realizada uma atualização da ferramenta Geonode nos servidores do NIT. Isso permitirá apresentar os dados e informações a partir de outras abordagens, além das que já são utilizadas atualmente, como por exemplo as camadas, mapas e gráficos. 

Sobre o Núcleo de Inteligência Territorial    

Localizado no Parque Tecnológico Itaipu - Brasil (PTI-BR), o NIT é um espaço técnico-científico formado por colaboradores da Itaipu, do PTI-BR, alunos e pesquisadores de instituições de ensino, organizado para fornecer suporte a atividades de pesquisa com foco na segurança hídrica, energética e desenvolvimento regional sustentável, contribuindo com os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).