Projeto Hidrosfera
O projeto Hidrosfera é uma iniciativa inédita no país construído a partir de uma parceria entre ITIAPU Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Contribui para o entendimento da interação entre as águas subterrâneas e superficiais na Bacia do Paraná 3 (BP3). Como consequência, fornece informações sobre a disponibilidade e qualidade desse recurso para a gestão racional e responsável da água.
Timeline
O Hidrosfera teve início em julho de 2018. Na primeira fase, foram desenvolvidas e implantadas a rotina e metodologia para o monitoramento das águas subterrâneas da BP3, considerando aspectos qualitativos e quantitativos, como o nível da água, impactos das chuvas e composição. Conheça a timeline do projeto:
Infográfico: Modelo Hidrogeológico do aquífero Serra Geral
A partir do monitoramento das águas subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), desenvolvido pelo projeto Hidrosfera desde 2018, foi elaborado o Modelo Hidrogeológico do Aquífero Serra Geral.
Ele mostra o comportamento da água, com informações como o volume de precipitação anual, de recarga, de escoamento superficial e da evotranspiração da água. Apresenta, ainda, os tipos de rocha pelas quais as águas subterrâneas percorrem, através de fissuras.
Também aponta possíveis pontos de contaminação dessas águas no contato com a superfície, com elementos advindos de atividades industriais e agrícolas, e também pelo esgoto doméstico.
Participação em Eventos
Seminário Internacional Águas para o Futuro
O coordenador do projeto Hidrosfera pelo LPH da UFPR, professor Dr. Gustavo Athayde, ministrou palestra no Seminário Internacional Águas para o Futuro, que reuniu lideranças da América Latina para debater a importância do recurso e seus usos, considerando a sustentabilidade.
O seminário foi realizado em setembro de 2023 em Rio Quente (GO), organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás e Unesco.
Com o tema “Clima e Água Subterrânea”, o professor Gustavo Athayde destacou em sua palestra a importância das águas subterrâneas e sobre os riscos da exploração inadequada e da falta de monitoramento. Ele também ressaltou que é fundamental a educação ambiental e a promoção da gestão responsável sobre esses recursos.
Quer conferir a palestra na íntegra? Assista aqui: